Meu ambiente de trabalho em 7 itens

Meu amigo Rodolpho Eckhardt (@rodolphoeck) me convocou a propagar este novo meme em que a pessoa descrever seu ambiente de trabalho em 7 itens e depois convida de 3 a 5 pessoas para fazer o mesmo. Rodolpho Eckhardt descreveu seu ambiente de trabalho e me pediu para continuar. Escolhi aqui os 7 itens que uso com mais frequência.

1. Slackware Linux

É a distro que uso desde meados de 1999 e até hoje atende o que preciso para desenvolver e fazer outras atividades que não seja games em meus computadores.

2. GIT

Qualquer projeto que crio ele é armazenado em algum repositório versionado, desde a época do pobre CVS, passando pelo SVN e agora Git. A melhor forma de manter um histórico completo do que produzo e em segurança. Crio o repositório já no planejamento do projeto.

3. Emacs + IDE

Para aplicações simples ou scripts de automação eu uso sempre o Emacs, quando o projeto é grande e dependendo da linguagem eu procuro a melhor IDE para ajudar no trabalho.

4. IM + Social Network

Não uso telefone, tenho celular apenas para emergências Minha mãe, esposa, sogra, todos entram em contato comigo pelo instant messenger ou redes sociais. Procuro ficar o maior tempo online para que não precise receber ligações no celular.

5. Google Apps

A tempos não uso aplicativos para editar texto, planilhas ou visualizar PDF que não seja o Google Docs, já virou minha office suite faz tempo.

Para ler noticias uso o Google Reader, e apesar de não ter muitos compromissos que precise de um lembrete ou controle eu uso o Google Calendar quando tenho algum.

6. Google Chrome + Extensions

Quase tudo faço em um browser. Consultar documentação, me comunicar com pessoas, editar documentos, ler noticia, testar aplicativos, e o Google Chrome foi o browser que esperei por anos. Eu queria um browser com Webkit, como o Konqueror desistiu antes de tentar, desde que surgiu o Chromium/Chrome não usei outro browser.

7. Bloco de anotações

Estou sempre conversando com pessoas na empresa em que trabalho sobre o que elas fazem em seu dia a dia para ver se existe algum processo para melhorar ou automatizar nos sistemas internos da empresa, ou algum problema ou dificuldade que clientes encontraram em algum dos produtos, se é importante e eu preciso lembrar dos detalhes eu sempre anoto em algum local, uma folha de papel ou um iPad, o que tiver a mão vira um bloco de anotações e o brainstorm começa ali mesmo.

Continuando…

Indico as seguintes pessoas:

  1. 20 de fevereiro de 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: